Regulamento

Capítulo I – Objetivos e Organização

Art. 1º – A Corrida do Médico é uma iniciativa da Associação Médica Fluminense, e terá como finalidade oferecer uma prova de corrida de rua com entretenimento, para comemorar o DIA DO MÉDICO 2024, contando com uma estrutura organizacional extremamente profissional em busca da excelência para o bem estar do corredor, visando cada vez mais à disseminação da modalidade e melhoria da qualidade de vida em nossa Cidade, Niterói-RJ.

Art. 2º – Caberá a Comissão Organizadora da prova, organizar e dirigir a prova, oferecendo estrutura administrativa necessária para o perfeito desenvolvimento do evento.

Capítulo II – Das Provas

Art. 3º – A CORRIDA será disputada na categoria INDIVIDUAL MASCULINO e INDIVIDUAL FEMININO, onde cada atleta correrá 5 km ou 10 km, com os percursos que será amplamente divulgado no site www.corridadomedico.com.br.

Art. 4º – A largada e a chegada da prova serão sempre informados com antecedência pela organização da prova via redes sociais e site. A programação sempre será a seguinte:

  • 06h00 – Abertura da arena.
  • 06h50 – Largada da prova de 10km
    07h00 – Largada da prova de 05km

Parágrafo Único – A programação do evento poderá sofrer alterações conforme necessidade seja por motivos climáticos e de força maior.

Art. 5º – A prova terá a duração máxima de 01 (uma) hora e meia e o atleta que em qualquer dos trechos não estiver dentro do tempo projetado, será convidado a se retirar da prova. A supervisão técnica e organizacional será de responsabilidade da organizadora.

Art. 6º – Poderão participar da corrida, atletas de ambos os sexos, regularmente inscritos de acordo com o Regulamento Oficial do evento.

Art. 7º – Todos os atletas devidamente inscritos na prova correrão com o equipamento “chip” para controle dos tempos, exceto os que forem realizar a modalidade “caminhada”.

Art. 8º – Durante o percurso, haverá pontos de hidratação da CORRIDA, seguindo as determinações da regra 240 da IAAF para corridas de rua. Após a chegada da prova, haverá um espaço exclusivo aos atletas para com fornecimento de água e frutas.

Capítulo III – Das Inscrições

Art. 9º – As inscrições para a prova, estarão disponíveis durante o período de 15 de julho 2024 até semanas antes das etapas.


Os Kits serão:
– Básico: composto do chip de uso único, medalha de conclusão e número de peito.
– Completo: composto de camisa, chip de uso único, medalha de conclusão e número de peito.

O limite para inscrições é de dois mil atletas, e as inscrições serão disponibilizadas por meio do endereço eletrônico: www.corridadomedico.com.br

Art. 10º – Os atletas menores de 18 anos só poderão participar da CORRIDA de 05 Km, através da apresentação obrigatória de uma autorização por escrito do pai ou de um responsável legal. A autorização deverá estar acompanhada de cópia de um documento de Identidade que será retido pela Comissão Organizadora no ato da retirada dos kits.

Art. 11º – No ato da inscrição, ao concordar com o regulamento assinalando a opção apresentada no sistema on-line ou na ficha de inscrição, a (o) participante aceita todos os termos do regulamento e assume total responsabilidade por sua participação no evento de acordo com o TERMO DE RESPONSABILIDADE parte integrante deste regulamento conforme anexo abaixo.

Art. 12º – A inscrição na prova é pessoal e intransferível, não podendo qualquer pessoa ser substituída por outra, em qualquer situação. O participante que ceder seu número de peito para outra pessoa e não comunicar os organizadores do evento, formalmente e por escrito, será responsável por qualquer acidente ou dano que este venha a sofrer, isentando o atendimento e qualquer responsabilidade da Comissão Organizadora da prova, seus patrocinadores, apoiadores e órgãos públicos envolvidos na prova.

Art. 13º – A Comissão Organizadora poderá, a qualquer momento, suspender ou prorrogar prazos ou, ainda, elevar ou limitar o número de inscrições, em função de necessidades, disponibilidade técnica e/ou questões estruturais, sem aviso prévio.

Art. 14º – Os participantes são responsáveis pela veracidade das informações fornecidas na ficha de inscrição. Caso haja fraude comprovada, o (a) atleta será desclassificado da prova e responderá por crime de falsidade ideológica e/ou documental.

Art. 15º – O dinheiro da inscrição não será devolvido, caso o participante desista da prova.

Art. 16º – De acordo com a lei federal 10.741/2003 o IDOSO para fazer jus ao benefício de desconto no valor final da inscrição é necessário apresentar o documento original com foto (RG ou CNH) na retirada do kit para que comprove a validade do desconto.

Parágrafo Único – Os (as) atletas idosos que realizarem a inscrição pelo sistema online disponível na Internet renunciará neste ato o direito ao benefício, diante da impossibilidade de comprovação da sua condição de idoso através deste sistema.

Art. 17º – A Comissão Organizadora reserva-se o direito de rejeitar qualquer inscrição da prova.

Capítulo IV – Entrega dos Kits

Art. 18º – A retirada dos kits acontecerá de acordo com a seguinte programação:
ASSOCIAÇÃO MÉDICA FLUMINENSE ***
Quinta e Sexta-feira (dias 26 e 27 de setembro de 2024) – 09h às 18h
Av. Roberto Silveira, 123 – Icaraí – Niterói-RJ

FISIOMASTER ACADEMIA – Unidade Miguel Couto
Sábado (28 de setembro) – 08h às 12h
Rua Miguel Couto, 386 – Jardim Icaraí – Niterói-RJ


Art. 19º – O(a) atleta que não retirar o seu kit na data e horário estipulado pela organização perderá o direito ao kit. NÃO SERÃO ENTREGUES KITS NO DIA DO EVENTO, E NEM APÓS A REALIZAÇÃO DO MESMO.


Art. 20º – O Kit somente poderá ser retirado pelo atleta inscrito mediante apresentação do documento de confirmação de inscrição (e-mail, ou cupom de confirmação), ou respectivo recibo de pagamento e documento oficial com foto.


Art. 21º – A retirada de kits só poderá ser efetivada por terceiros mediante apresentação de autorização específica para este fim e cópia de documento de identificação do inscrito e o recibo de pagamento.


Art. 22º – O kit de corrida será composto item 9º do regulamento.


Art. 23º – No momento da retirada do kit o responsável deverá conferir os seus dados e o número de peito. Não serão aceitas reclamações cadastrais após a retirada do kit.


Art. 24º – Caso os dados do atleta não sejam alterados, a comissão organizadora se reserva no direito de mantê-los assim, visto que o atleta teve sua oportunidade de alteração “perdida”.


Art. 25º – É vedada a utilização de camisetas de campanhas políticas em anos eleitorais.


Parágrafo Único – É expressamente proibida a utilização de camisetas de times de futebol durante a prova.

Capítulo V – Especificações técnicas

Art. 26º – A prova será balizada através do sistema de cronometragem ADVANCED TIMING SYSTEM (chip de uso único).

Art. 27º – A divulgação do tempo de prova de todos os corredores será informada posteriormente, desde que observadas às normas previstas neste regulamento.
Paragráfo Único – O resultado parcial com as colocações da premiação serão divulgadas logo após o término da corrida. O locutor irá anunciar o local onde a listagem será afixada. Todos os atletas deverão conferir o resultado e caso haja alguma discordância, deverá se dirigir até a mesa de cronometragem para que seja ajustado. Os atletas terão 20 MINUTOS para arguir sobre quaisquer alterações. Após transcorrido esse tempo não será mais cabível qualquer alteração na classificação, perdendo assim o direito de requerer possíveis premiações.

Art. 28º – O participante que não retirar o seu chip na data e horários estipulados fica ciente que renuncia ao direito de ter cronometrado seu tempo.

Art. 29º – O chip vem “colado” atrás do número de peito, com cronometragem aérea, não havendo necessidade de “calçar” o chip no caso do chip aéreo.
– Se for o chip de uso no calçado, é necessário seguir a risca as orientações contidas no próprio chip para utilização correta. Vem sempre descrita atrás!

Art. 30º – A utilização inadequada do chip pelo (a) atleta acarreta a não marcação do tempo, isentando a Comissão Organizadora na divulgação dos resultados.
Paragráfo Único – A organização reserva-se o direito de entregar o chip de cronometragem, elaborar e fornecer os resultados e/ou divulgação e publicação dos mesmos. Para isso, o participante fica ciente de que a responsabilidade do correto uso do chip e instalação em seu corpo é de sua exclusiva responsabilidade, bem como a passagem no tapete de captação de dados instalado, pois se tratam de equipamentos eletrônicos, e os mesmos podem sofrer algum tipo de interferência ou perda de informações, ficando isenta a organização do fornecimento dos mesmos.

Capítulo VI – Normas e Instruções Gerais

Art. 31º – Solicitamos que todos os atletas estejam presentes no local da largada com o mínimo de 30 minutos de antecedência do horário oficial de largada, quando serão dadas as instruções finais.

Art. 32º – A cada competidor será fornecido um número que deve ser usado VISIVELMENTE NO PEITO, sem rasura ou alterações, durante toda a realização da prova, sendo passíveis de desclassificação os participantes que não cumprirem esta exigência.

Art. 33º – A participação do atleta na prova é estritamente individual sendo proibido o auxílio de terceiros, bem como, o uso de qualquer recurso tecnológico sem prévia autorização por escrito da Comissão Organizadora da prova.

Art. 34º – O atleta deverá ter ciência do percurso não sendo permitido qualquer meio auxiliar para alcançar qualquer tipo de vantagem. Igualmente, não será permitido o acesso às áreas do evento utilizando-se de caminhos sem serem os sinalizados para tal situação, sendo proibido pular as grades ou cavaletes que delimitam estas áreas para entrar na pista em qualquer momento da prova. O descumprimento destas regras causará na desclassificação do atleta.

Art. 35º – Estará passível de desclassificação na prova, o atleta que empurrar outro atleta, de modo a impedir ou atrapalhar sua progressão.

Art. 36º – Durante toda a prova, haverá um centro médico de apoio na chegada/largada, além de ambulâncias no percurso. O atleta deverá se retirar imediatamente da corrida, caso seja determinado por um membro da equipe médica oficial indicada pela Comissão Organizadora.

Art. 37º – O participante da Corrida assume a responsabilidade por seus dados fornecidos e aceita totalmente o Regulamento da Prova, participando por livre e espontânea vontade, sendo conhecedor de seu estado de saúde e de sua aptidão física para participar da corrida.

Art. 38º – Todos os atletas participantes deverão estar em dia com rigorosa avaliação médica para realização da prova, pois a organização não se responsabilizará pela saúde dos (as) atletas.

Art. 39º – O participante é responsável pela decisão de participar da prova, avaliando sua condição física e seu desempenho e julgando por si só se deve ou não continuar ao longo da competição.

Art. 40º – Serão colocados à disposição dos participantes, sanitários, vestiários e guarda-volumes apenas na região da largada/chegada da prova.

Art. 41º – A Comissão Organizadora NÃO tem responsabilidade sobre o atendimento médico dos atletas, despesas médicas em casos de internação ou lesões geradas pela prática da corrida. Porém, em cumprimento as normas da CBAt, será disponibilizado um serviço de ambulância UTI para atendimento emergencial aos atletas e para a remoção destes aos hospitais.

Art. 42º – O atleta ou seu acompanhante poderá decidir pela remoção ou transferência para hospitais da rede privada de saúde, eximindo a Comissão Organizadora de qualquer responsabilidade ou reembolso pelas despesas decorrentes deste atendimento médico.

Art. 43º – A Comissão Organizadora, primando pela segurança dos atletas, poderá determinar a suspensão da corrida, iniciada ou não, por questões de segurança pública, vandalismo e/ou motivos de força maior. Sendo suspensa a prova, por qualquer um destes motivos, esta será considerada realizada e não haverá designação de nova prova.

Art. 44º – Os atletas ficam cientes que deverão assumir no ato da inscrição todos os riscos e danos da eventual suspensão da corrida (iniciada ou não) por questões de segurança pública, não gerando qualquer responsabilidade para a Comissão Organizadora.

Art.45º – A Corrida poderá ser adiada ou cancelada a critério da Comissão Organizadora, sendo comunicado aos inscritos esta decisão pelo do site oficial da corrida:

  • Na hipótese de adiamento da corrida e a consequente divulgação de nova data não haverá devolução do valor da inscrição.
  • Na hipótese de cancelamento da corrida (sem divulgação de nova data) os inscritos deverão solicitar o reembolso da inscrição.

Paragráfo Único – A organização reserva-se no direito de em caso DECRETOS municipais, estaduais ou federais relacionados à pandemia de COVID-19, adiar ou remarcar a prova para uma nova data sem custos para os atletas já pagos. Reservando assim o direito de participação na nova data apresentada.

Somente em caso de cancelamento do evento, haverá devolução do valor integral das inscrições.

Art. 46º – Cada participante do evento cede todos os direitos de utilização de sua imagem renunciando ao recebimento de qualquer remuneração/renda que vier a ser auferidos relativos aos direitos de televisão ou qualquer outro tipo de transmissão ou publicação realizada pelos veículos de comunicação deste país para esta e demais provas.

Capítulo VII – Premiação

Art. 47º – A premiação será assim distribuída:
Os 05 (cinco) primeiros colocados gerais por ordem de chegada na categoria masculina na CORRIDA de 05 km e 10 km receberão troféu, podendo eventualmente, receber prêmios.

As 05 (cinco) primeiras colocadas gerais por ordem de chegada na categoria feminina na CORRIDA de 05 km e 10 km, receberão troféu, podendo, eventualmente, receber prêmios.

Para as categorias serão premiados(as) os 03 (três) primeiros lugares por seu tempo líquido.

As categorias serão assim definidas (Feminino e Masculino 5k e 10k):
– Até 20 anos

– 21 a 24 anos

– 25 a 29 anos

– 30 a 34 anos

– 35 a 39 anos

– 40 a 44 anos

– 45 a 49 anos

– 50 a 54 anos

– 55 a 59 anos

– 60 a 64 anos

– 65 a 69 anos

– 70 anos +

Parágrafo Único – Caso um atleta inscrito na prova de 10 km obtenha um resultado passível de premiação para a prova de 05 km e vice-versa, a premiação não será concedida!

Art. 48º – Não haverá premiação em dinheiro.

Art. 49º – Todos os atletas que cruzarem a linha de chegada de forma legal, que estiverem regularmente inscritos e sem o descumprimento deste regulamento, receberão medalhas de participação (finisher).

§ 1º Não serão entregues medalhas e brindes pós-prova (quando houver) para as pessoas que, mesmo inscritas, não participaram da prova.

§ 2º Para receber a medalha é obrigatório que o atleta esteja portando o número de peito.

§ 3º Só será entregue 01 (uma) medalha por atleta.

Art. 50º – As 05 (cinco) primeiras colocações das categorias masculina e feminina da CORRIDA de 05 km e 10 km serão definidas por ordem de chegada. As demais colocações serão definidas pela apuração do tempo líquido, gasto por cada competidor para completar o percurso, definido e delimitado pelos tapetes de cronometragem.

Art. 51º – Os atletas que fizerem jus à premiação deverão comparecer ao pódio, assim que a cerimônia de premiação for iniciada e a sua categoria for chamada. O atleta que não comparecer ao pódio durante a cerimônia de premiação perderá o direito aos prêmios.

Art. 52º – Os resultados oficiais da corrida serão informados através do site oficial do evento, www.corridadomedico.com.br, ao prazo de 48 horas após o término.

Paragráfo Único – O resultado parcial com as colocações da premiação serão divulgadas logo após o término da corrida. O locutor irá anunciar o local onde a listagem será afixada. Todos os atletas deverão conferir o resultado e caso haja alguma discordância, deverá se dirigir até a mesa de cronometragem para que seja ajustado. Os atletas terão 20 MINUTOS para arguir sobre quaisquer alterações. Após transcorrido esse tempo não será mais cabível qualquer alteração na classificação, perdendo assim o direito de requerer possíveis premiações.

Capítulo VIII – Disposições Gerais

Art. 53º – Os protestos ou reclamações relativas ao resultado final da competição referente aos primeiros colocados ou condução da prova deverão ser feita, por escrito, até trinta minutos após a divulgação oficial à Organização do Evento.

Art. 54º – Será disponibilizada uma estrutura na área do estacionamento do Centro do evento – composta de guarda-volumes, banheiros, tendas de assessorias esportivas e tendas de apoiadores e patrocinadores para os participantes.
§1º A Comissão Organizadora não recomenda que sejam deixados bens de alto valor no guarda-volumes tais como, relógios, joias, equipamentos eletrônicos, celulares, cheques, ou cartões de crédito.

§2º Por se tratar de um serviço de cortesia a Comissão Organizadora não reembolsará conteúdos e bens extraviados no guarda-volumes.

§3º O guarda volume será desativado uma hora após o término da corrida.

Art. 55º – Não haverá reembolso, por parte da Comissão Organizadora, bem como de seus patrocinadores e apoiadores, de nenhum valor correspondente aos equipamentos e/ou acessórios utilizados pelos participantes no evento, independente de qual for o motivo, nem tampouco, por qualquer extravio de materiais ou prejuízo que porventura os atletas/ participantes venham a sofrer durante a participação neste evento.

Art. 56º – A segurança da prova receberá apoio dos órgãos competentes e haverá sinalização para a orientação dos participantes.

Capítulo X – Disposições Finais

Art. 58º – As dúvidas ou informações técnicas deverão ser enviadas através do site www.corridadosmedicos.com.br que seja registrada e respondida a contento.

Art. 59º – A Comissão Organizadora poderá, a seu critério ou conforme as necessidades do evento, alterar ou revogar este regulamento, total ou parcialmente, informando as mudanças pelo site oficial da corrida.

Art. 60º – Os casos omissos deste regulamento serão dirimidos pela Comissão Organizadora de forma soberana, não cabendo recurso a estas decisões.

Art. 61º – Ao se inscrever nesta prova, o atleta assume automaticamente o conhecimento de todos os termos deste Regulamento, ficando de acordo com todos os itens supracitados e acata todas as decisões da organização comprometendo-se a não recorrer a nenhum órgão ou Tribunal, no que diz respeito a qualquer punição imputada pelos organizadores do evento.

Rolar para cima